Depois da Tempestade (2016)

depois-da-tempestade

No novo filme de Kore-Eda, um escritor em crise luta para se afirmar profissionalmente e reconstruir os laços familiares

Não sei por que, mas todas às vezes que vou ver um filme japonês que não seja os clássicos – ou seja, Kurosawa ou Ozu, que conheço pouco, por sinal -, eu entro na sessão com a impressão de que vai ser uma merda e o efeito final é o contrário. Foi o que aconteceu, por exemplo, com drama Depois da Tempestade, o mais novo trabalho do cineasta, Hirokazu Kore-Eda, em cartaz no Libert Mall.

A simplicidade da trama beira ao neorrealismo italiano. É a história de Ryota (Abe Hiroshi), um escritor que ainda não decolou, apesar de um livro publicado. Desiludido, ele também está em busca de reconhecimento como homem de família respeitado perante a mãe, a irmã, que ele odeia, a ex-esposa e o filho. Para piorar a situação, ele tem problemas em honra compromissos como pensão do filho e, como se não bastasse, é viciado em jogo.

Enquanto a fama não vem, o jeito é ganhar a vida frilando como dublê de detetive. Aliás, uma aventura que ele desenrola melhor do que escrevendo. Essas ações cotidianas de um homem aparentemente fracassado são ritmadas com a graça e o realismo dos dramas minimalistas dos conflitos domésticos. Bobagens corriqueiras como a falta de grana, implicâncias infantis pessoais com a irmã e a mãe, enfim, ciúmes de um amor que não existe mais.

“Desculpe por ser um filho fracassado”, lamenta o filho Ryota à mãe, uma personagem espirituosa e cheia de sabedoria vivida pela ótima Kirin Kiki.

Tal qual o cinema introspectivo do mestre Yasujiro Ozu, Depois da Tempestade é um conto singelo e sincero sobre o sentimento de familiaridade, da importância de ser feliz com aqueles com quem podemos de fato confiar, nossos parentes. Quem estará nos esperando de braços abertos mesmo depois de uma forte e inesperada tempestade.

* Este texto foi escrito ao som de: Come A Time (Neil Young – 1978)

comes-a-time

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s