Demônio Neon (2016)

Elle Fanning.jpg

“Demon Neon” trata-se de uma crítica original, cínica e sofisticada sobre o universo milionário passageiro e fútil da moda

O clima de “fábula David Bowie” o tempo todo perdura na trama do ótimo Demônio de Neon, novo filme do Dinamarquês Nicolas Winding Refn. Na trama, Jesse (Elle Fanning) é uma jovem de beleza ofuscante que sonha em ser modelo. Potencial para tanto a garota tem, que mais parece uma boneca de carne e osso desfilando entre as concorrentes invejosas. “Acho você perfeita”, rilha os dentes uma delas.

E é mesmo. Por isso Jesse é um colírio para os agentes e empresários do competitivo mercado da moda, um estorvo para as amigas de trabalho. De modo que não demora muito para ela virar persona non grata no pequeno clube em que agora ela faz parte. “Não sou tão indefesa quanto pareço ser”, avisa a bela garota.

A assepsia visual do filme é propositalmente perturbadora e dialoga com a áurea fashion fake em que essas belas garotas estão metidas ao longo de toda narrativa de Demônio de Neon. Tudo é muito limpo, belo e perfeito, mas no fundo o que os personagens desse filme original deixam transparecer é justamente o contrário. Belas divas diabólicas, um dono de hotel mau-caráter e mercenário (Keanu Reeves), uma maquiadora lésbica e solitária chegada à necrofilia.

Trata-se aqui de uma crítica original, cínica e sofisticada sobre o universo das passarelas. Enfim, a solidão do sucesso, o sorriso soberbo de quem tem certeza de que é perfeita, a futilidade dos diálogos nonsense, uma intrigante e discussão sobre beleza interior e exterior. Uma reflexão contundente sobre a perda da alma…

“Não quero ser ela. Elas é que querem ser eu”, resume a bela Jesse, quando percebe que chegou ao topo do mundo. Será?

* Este texto foi escrito ao som de: Diamond Dogs (David Bowie – 1974)

diamond-dogs-david-bowie

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s