Interiores (1978) 2

interiors

Woody Allen acerta em seu primeiro filme dramático radiografando o drama de uma família marcada pelo fantasma da separação…

Interiores (1978) é Woody Allen tentando ser Bergman e parecer tão bom  quanto o mestre. É o primeiro filme dramático do cineasta rumo ao amadurecimento cinematográfico tendo como ponto de partida a psicologia atormentada da natureza humana. É a história de uma família despedaçada com a notícia da separação dos pais. As irmãs Renata (Diane Keaton), Joey (Mary Beth Hurt) e Flyn (Kristin Griffith) não sabe lidar com a situação e a crise faz com que elas se duelam ao longo da trama expondo sentimentos como ciúme, vaidade, insegurança e medo.

“Não sei trabalhar com atividade política. Sou muito egoísta”, confessa Joey ao marido que a convida para trabalhar juntos. “Você sempre foi a artista da família”, admite Flyn, ridicularizando sua carreira de atriz para a irmã Renata, uma escritora consagrada.

O título do filme não é mera decoração nesse drama pungente. O interior das casas e apartamentos aqui surge como um personagem na trama, desvendando, com aparente organização de cada espaço, o caos que existe dentro de cada em cena. Uma mulher fragilizada dentro do seu drama pessoal, Eve (Geraldine Page), a esposa abandonada pelo marido, é uma decoradora que agora não consegue organizar a própria vida.

“Você e seus cômodos tão bem cuidados, não há espaço para sentimentos verdadeiros”, ironiza a filha.

Um observador atento e crítico irônico de seus pares e do lugar onde vive, Woody Allen tira sarro da elite nova-iorquina, segundo ele, um bando de ricos esnobes existencialistas egoístas. Ou seja, como desabafa um dos maridos dessas irmãs problemáticas que encarna um escritor em crise, um exemplo perfeito de forma sem conteúdo.

O final é exemplar e perturbador.

* Este texto foi escrito ao som de: A Tempestade (Legião Urbana – 1996)

legiao_urbana_-_a_tempestade_ou_o_livro_dos_dias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s