O Vale do Amor (2015)

vale-do-amor

Isabelle Huppert e Gérard Depardieu cruzam o Vale da Morte na Califórnia em busca de espiritualidade numa trama transcendente sobre o luto…

Há uma sutileza metafísica no drama “O Vale do Amor” – filme da dupla, Gérard Depardieu e Isabelle Huppert em cartaz na cidade -, que deixa o espectador meio desnorteado. Eu mesmo saí da sessão, ali, no Libert Mall, angustiado, diria que um tanto quanto sufocado. De modo que tentei afagar minha angústia ouvindo a voz do meu anjo da guarda, mas ela não me atendeu!! L

No filme os atores franceses vivem um casal separado que se reencontram para refletirem sobre questões universais pertinentes como perda, culpa, perdão e crença. Tudo à sombra da morte recente do filho, um fotógrafo gay que suicidou deixando uma carta para ambos. Na missiva sombria e enigmática ele avisa que não está mais vivo e pede que os pais o encontrem, em espírito, no “Vale da Morte”, na Califórnia.

O cenário de desolação e magia visual do filme só aumenta o suspense e clima de vazio que perpassa toda a trama construída com fragmentos de diálogos e lembranças das vidas dos personagens. “Nos sonhos acontece de tudo, não tem perigo”, diz ela tentando encontrar uma forma de contato com o invisível. “Perder as sobrancelhas é muito idiota”, resmunga ele, revelando o medo de uma doença fatal.

Apesar da tensão dramática da história, há muito humor nas entrelinhas de “O Vale do Amor”, humor agridoce, diga-se de passagem, como mostra a sutil cena de metalinguagem do assédio na beira da piscina. Momentos que ficam ainda mais deleitosos com as atuações seguras desses dois monstros sagrados do cinema internacional.

Uma bela e transcendente história do diretor Guillaume Nicloux diante do desespero do luto…

* Este texto foi escrito ao som de: The World Won’t Listen (The Smiths – 1987)

the-world-wont-listen-the-smiths

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s