Feios, Sujos e Malvados (1976)

feio-sujos-e-malvados

Vencedor do Prêmio de Melhor Direção em Cannes, essa comédia grotesca do mestre Ettore Scola traz o lado podre da sociedade italiana…

Fui ver o filme nacional “O Roubo da Taça” outro dia e me lembrei dessa comédia italiana que não assistia há séculos. Fazia tanto tempo que nem me recordava direito de como era o filme. A única lembrança que me veio à mente era a associação da palavra, grotesco, com os personagens bizarros que vivem amontoados numa favela de Roma.

Dirigido por Ettore Scola, essa comédia burlesca narra os conflitos de uma família que se aperta num barraco caindo aos pedaços ao redor do velho caolho Giancinto Mazzatella. Ele perdeu um olho trabalhando e agora todos estão de olho na bolada que ele recebeu de indenização do governo.

“Não tenho família. Tenho inimigos”, lamenta ele com a amante que acabou de convidar para morar no muquifo pra lá de apertado.

Uma tragédia shakespeariana mesclada com clássica comédia italiana, Feios, Sujos e Malvados traz a visão decadente de uma Itália formada pelo o que há de pior em sua sociedade. A construção dos personagens feitas entre o caricato e o exagero, mostra crianças abandonada em meio a imundice, mulheres vítimas de abuso, tratadas como objetos, pederastas, travestis e motoqueiros baderneiros brigados por uma luz ao Sol. Mas sabendo que nasceram feios, sujos e malvados e vão morrer assim. Nas entrelinhas uma velada crítica ao consumismo.

Vencedor do Prêmio de Melhor Diretor em Cannes, Scola mostra aqui uma realidade sem maquiagem, a vida como ela é que todos nós fingimos que não existe. O final, com uma das netas desse patriarca mesquinho e egoísta acordando de madrugada com a gravidez à mostra, é de um pessimismo brutal.

* Este texto foi escrito ao som de: Lô Borges (1972)

lo-borges

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s