Francofonia – Louvre Sob Ocupação (2015)

Francofonia

Na mise-en-scène de Sukorov, um Napoleão soberbo se gaba da grandeza de seu feito: “Eu criei tudo isso!”, diz, apontando para o museu

Um amigo meu me mandou uma mensagem entusiasmado outro dia, via whatsap falando sobre o novo filme do russo Aleksandr Sokurov, Francofonia – Louvre Sob Ocupação (2015), ainda em cartaz na cidade. De fato, trata-se de uma obra-prima do cinema de arte, uma bela homenagem do diretor às artes plásticas. Uma alegoria bem ao seu estilo imponente ao culto da beleza visual e do amor à cultura.

Diga-se de passagem, é um dos trabalhos mais fáceis de Sokurov, um artista dado a experimentações narrativas arrojadas. Quem não se lembra de A Arca Russa (2002), um passeio num único plano-sequência de 99 minutos pelo Hermitage, museu de São Petersburgo.

Aqui, como o título entrega, ele narra o período em que os nazistas invadiram o Louvre durante a 2ª Guerra Mundial. Dirigia o espaço na época o entusiasta das artes Jacques Jaujard, um exemplo de funcionário público, que é obrigado a submeter o patrimônio de todo um mundo à política de proteção das obras artísticas conduzido pelo conde Wolff-Metternich, o soldadinho de chumbo do führer.

Na mise-en-scène alegórica encenada por Sokurov, Napoleão Bonaparte, um amante conhecido das artes plásticas, se encontra com Marianne, espécie de personificação da democracia, conduzindo o espectador numa viagem pela história. “Liberdade, fraternidade e igualdade”, diz a mocinha faceira. “Eu criei tudo isso”, se gaba o ditador francês.

O presente se faz presente com as imagens de um cargueiro abarrotado de pinturas sendo castigado por uma tempestade torrencial. Que metáfora esconde essa imagem de Shakespeare? Enfim, impressionante a associação que o diretor faz entre memória, história, cultura, legado patrimonial e culto à beleza.

* Este texto foi escrito ao som de: Surrealist Pillow (Jefferson Airplane – 1967)

Jefferson Airplane Surrealistic Pillow

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s