Eu e o Pokémon Go e as minhas sobrinhas…

Pokémon Go 3

Paguei a língua bem mais rápido do que eu esperava com relação ao Pokemón Go. Já estou procurando os bichinhos com as minhas sobrinhas…

Ok, ok, paguei a língua e daí? E bem rápido! Mais rápido do que esperava. Agora estou que nem a média dos bobocas soltos por aí, caçando Pokémon Go em tudo quanto é canto. Na boa, pensava que fosse mais fácil, jurava que era no cuspe. Não é e confesso que dá um peteleco na bolinha é um sacrifício daqueles. Sempre tive problemas com o mundo virtual, gosto de coisas críveis, palpáveis, entende… Enfim, sou do mundo real.

Não é preconceito ou pedantismo eu não gostar de vídeo games ou jogos do tipo. Simplesmente não entendo. Preciso sentir, do contrário, na existo. Acho que uma boa leitura ou atividades lúdicas como desenhar, pintar ou brincar com jogos interativos é mais interessante. Mas acontece que os tempos mudaram. “Somos mais parecido com o nosso tempo do que com os nossos pais”, já dizia um filósofo árabe que nunca lembro o nome.

Acho que é isso. Catar seres inanimados nos dias de hoje é um comportamento do nosso tempo, goste ou não. Fazer o quê. Parafraseando o Euclides da Cunha: “Ou adaptamos, ou desapareceremos”.

Os pontos negativos e contra com relação a essa febre virtual que tomou de assalto a juventude nos últimos dias. Talvez hipnotizado pelo feitiço do fake, todos sejam alvos vulneráveis de bandidos. Normal com o governo matusquela que temos.

Os pontos positivos é que, absurdamente numa contradição ululante que não sei explicar, o Pokémon Go agrega, socializa. Num mundo cada vez mais antipático e distante em que vivemos isso e um feito e tanto. Hoje mesmo, saindo do apartamento das minhas sobrinhas, uma delas gritou empolgada quando pegou um desses bichinhos nipônicos.

“Eu peguei um Pokémon!”, ela disse. “Eu também peguei um”, disse um vizinho, que nunca tinha falando com a gente até então.

Achei isso tão boboca quanto pegar um Pokémon. Mas mágicos.

* Este texto foi escrito ao som de: (Caetano Veloso – 2006)

Cê

Deixe um comentário

