Nahid – Amor e Liberdade

Nahid

Produção iraniana simples retrata a triste realidade das mulheres num país marcado pelo machismo milenar

Uma pena não vigorar no Irã a Lei Maria da Penha porque o que ia ter de homem preso não estava no gibi. Contudo, um dos redutos mais machistas do planeta, muito difícil disso acontecer por lá já que nem no Brasil nada rola com eficiência nesse sentido…

…O que diga o drama pungente, Nahid – Amor e Liberdade, em cartaz na cidade. Na trama, a complicada história da personagem-título (Sareh Bayat) que, após se separar do marido, se vê em condição humilhante para obter a guarda do filho. Isso porque, mesmo o ex-cônjuge sendo um viciado em drogas e jogos, além de abrir mão da pensão a que tem direito para ficar com o filho Amir (Milad HosseinPour), ela é “obrigada” a continuar solteira.

Acontece que, jovem e bela, ela não nega fogo a ninguém e encanta os olhos do solícito e charmoso, Mas’ood (Pejman Bazghi), proprietário de um hotel num balneário. Essa relação clandestina irá afetar não apenas na guarda do filho, mas no seu plano de levar uma vida independente.

“A Lei está do meu lado, Deus está do meu lado”, diz seguro de si Ahmad (Navid Mohammadzadeh), o marido trombadinha.

Com direção segura da roteirista Ida Panahandeh, esse drama doméstico iraniano simples, assim como o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2012, A Separação, chega às telas do Ocidente como uma espécie de protesto-denúncia sobre a massacrante realidade das mulheres no Irã.

Longe de ser uma trama piegas ou melodramática, Nahid, premiado na mostra Um Certain Regard em Cannes em 2015, conduz o espectador numa intricada teia de suspense em que a luta pela liberdade e o amor parecem ser o eterno combustível de sobrevivência das mulheres desse triste país que parece que ainda não saiu da Idade Média…

* Este texto foi escrito ao som de: Atlantic Crossing (Rod Stewart – 1975)

Atlantic Crossing - Rod Stewart

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s