Oito anos sem Athos Bulcão…

Athos Bulcão 2

O artista plástico, junto com os arquitetos Oscar Niemeyer e Lucio Costa, ajudou a dar uma identidade visual à cidade

Amanhã vai fazer oito anos sem um dos nomes mais importantes da cultura de nossa cidade, o artista plástico Athos Bulcão, que nos deixou pouco depois de completar 90 anos de idade e antes de celebrar meio século de vida morando em Brasília.

Nascido no bairro carioca do Catete, mas criado em Teresópolis, Athos Bulcão, que um dia sonhou em ser médico, chegou à nova capital do país no final dos anos 50, a convite do amigo Oscar Niemeyer. Os dois se conheceram quando, em meados dos anos 40, Athos trabalhou como assistente de Cândido Portinari na criação do painel de São Francisco de Assis da Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte.

Contratado pela Novacap, o jovem Athos Bulcão não perdeu tempo. Os primeiros trabalhos do artista na nova capital foram realizados na Igreja de Fátima, a Igrejinha, o Palácio da Alvorada e o Brasília Palace Hotel. Aos poucos, como quem não quer nada, foi deixando sua marca impregnada de beleza singela e lirismo simétrico pela cidade.

As intervenções abstrato-geométricas criadas por Athos Bulcão estão presentes em várias obras arquitetônicas de Brasília. Podem ser apreciadas pelas paredes e corredores, fachadas da Câmara dos Deputados, Aeroporto, Catedral Metropolitana, Palácio do Itamaraty, Hospital Sarah Kubitschek, prédios da 107 Norte, enfim, até na lateral externa do Teatro Nacional e, claro, embelezando a nossa querida Igrejinha.

São pinturas, desenhos, gravuras, relevos em madeiras e concretos que se fundem numa perfeita harmonia e integração entre arte e arquitetura. A marca do artista, claro, são os simbólicos e inconfundíveis azulejos que, com suas formas subjetivas, passam a impressão de movimento e profundidade.

* Este texto foi escrito ao som de: Iê, Iê, Iê (Kid Abelha – 1993)

Kid_Abelha_-_Iê_Iê_Iê

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s