Julieta (2016)

Julieta - Almodóvar

Novo filme de Almodóvar é um Almodóvar mais ameno no desejo, mas mesmo assim, passional nos dramas humanos…

Nem lembro mais quando foi a última vez que peguei uma fila enorme para ver um filme. Acho que foi no segundo grau, alguma coisa dos Trapalhões, acho. Só o Almodóvar mesmo para me fazer reviver essas aventuras de cinéfilo e lá estava eu, outro dia, no Libert Mall, brigando por um ingresso junto com o ex-ministro do governo Lula/Dilma, Gilberto Carvalho. Com a maior cara de pau, esbarrei nele e perguntei:

– E aí, vai ver o filme do Almodóvar?

– Vou tentar, né!! Respondeu, ele, como quem exibe letras garrafais em neon escritas na testa com os dizeres: “Quem é esse idiota, meu deus?”.

Pois bem. O novo trabalho do diretor espanhol é um Almodóvar diferente, mais moderado no desejo, mais contundente nos dramas familiares. Contudo, um Almodóvar, com suas cores passionais intensas e clima de mistério e segredos escusos o tempo todo. Talvez por conta do título, me deu vontade de ver Julieta dos Espíritos do Fellini. Aliás, tem uma data que não vejo um filme do Fellini.

Mas a Julieta do Almodóvar é sobre a conturbada relação mãe e filha. Uma relação mostrada em dois tempos diferentes em que o passado trança uma trama em que os dramas da natureza humana afloram. Dramas carregados de muita paixão e sentimento da alma, interpretados pelas atrizes Adriana Ugarte e Emma Suárez. E como são belas as mulheres de Almodóvar, não é verdade?

Com seu toque Hitchcock bem particular e uma pegada Douglas Sirk no visual, o diretor convida o espectador adentrar nessa teia de mistérios e suspense que irá resultar num desfecho exemplar, pontuado por pontos de interrogações. E a ideia é essa mesmo, ou seja, que o espectador tire suas próprias conclusões a partir desse clima de amor e ódio, rejeição e afeto, culpa e perdão entre uma mãe e sua filha.

Quer saber? Julieta somos todos nós…

* Este texto foi escrito ao som de: Songs of Leonard Cohen (1968)

Songs of Leonard Cohen

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s