Impressões do Mundo no canal Curta!

ALICE WALKER EQUIPE_1_0

Alice Walker nos bastidores (esq.) a autora de “A Cor Púpura” nos bastidores do programa gravado em sua casa, em São Francisco…

Fundado há quatro anos, o canal independente Curta! – vinculado pela TV por paga -, conta com uma programação voltada totalmente para cultura e temas humanistas. Uma vitrina mais do que pertinente para a exibição do projeto Impressões do Mundo, uma iniciativa do produtor e empreendedor cultural Nilson Rodrigues. A ideia nasceu há quatro anos, durante a realização da primeira Bienal do Livro, outra iniciativa desse incansável amante das artes.

A ideia consiste em entrevistar 26 escritores mundialmente reconhecidos das três Américas, mais Europa e África. O programa, que estreia hoje, às 23h30 com direção do cineasta Ronaldo Duque, traz como atração a autora norte-americana Alice Walker que, você pode nunca ter ouvido falar, mas conhece seu trabalho e estilo temático por conta da adaptação para o cinema A Cor Púrpura, filme de Steven Spielberg de 1985.

“Confesso que quando vi o filme pela primeira vez não gostei, o que é normal, mas com o tempo minha opinião mudou”, confessa a escritora.

Nessa conversa simples e despretensiosa, mas cheia de revelações surpreendentes, ela fala dos desafios de escrever sobre a realidade de seu país, os Estados Unidos, um lugar marcado pelo racismo e violência. Estende essa preocupação de autora feminista para graves situações de outras nações, como o machismo cego e medieval em países como o Congo, onde 8 milhões de pessoas já morreram vítima da Guerra Civil.

Alguns nomes citados como entrevistados eu estarei aguardando com grande ansiedade, como o cubano Leonardo Padura e o moçambicano Mia Couto.

* Este texto foi escrito ao som de: In My Life (Judy Collins – 1966)

Judy Collins - In My Life

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s