Coincidências…

Kiarostami

Fiquei sabendo da morte do Abbas Kiarostami justamente na hora em que ia assistir a um filme iraniano no Cine Brasília… Essas coisas estão sempre acontecendo comigo…

Isso vive acontecendo comigo. Ou seja, de esbarrar em coincidências. Boas ou ruins. Fim de tarde e lá vou eu passeando pela cidade ali na altura da 508 Sul. Frio de cortar a alma e saio da Rádio Cultura rumo ao Cine Brasília. No meio do caminho esbarro com a Igrejinha e como sou ateu dou meia volta e dou uma passadinha na banda da Conceição Freitas. Conversa fiada sobre Woody Allen, Oscar Niemeyer e sigo para o Cine Brasília.

– Vou viu? o Kiarostami morreu! me avisa uma amiga alarmada.

Não, não tinha visto. O mundo das informações em minhas mãos e eu nem me abalo, cansei de me surpreender. Aliás, me espanta o espanto das pessoas. O cara tinha 76 anos, queria o quê? Na verdade, não sei porque as pessoas vivem levando susto de graça. Não sei porque elas acreditam que a vida pode ser eterna, que nossos deuses são eternos, que eles nunca vão morrer porque só porque são, assim, espécie de semideuses.

Por outro lado é uma merda mesmo Abbas Kiarostami morrer. Merda! Morre o Michael Cimino e o Sarney vivo por aí. Morre o Abbas Kiarostami e o Michel Temer e o Eduardo Cunha andado como almas penadas por aí.

Coincidência?! Sim, entro no Cine Brasília e eis que lá está passando um filme iraniano. Quer dizer, produção francesa, mas com temática iraniana, justo no momento em que acabo de saber que o Abbas Kiarostami, o maior cineasta do mundo árabe talvez, morreu.

Porque será que não me cai um anjo no meu colo quando eu penso nele? Coincidências, boas ou ruins, elas sempre acontecem comigo…

* Este texto foi escrito ao som de: Jimmy Cliff (1969)

Jimmy Cliff

Deixe uma resposta

