Trago Comigo (2013)  

 

Trsgo Comigo

No filme Carlos Alberto Riccelli é um ex-guerrilheiro que lembra seus tempos de luta armada montando peça com jovens atores

Por mais importante que seja o tema para a realidade brasileira, acho que um filão que já deu no cinema nacional é o de filmes sobre a ditadura militar, pelo menos não tenho mais saco para produções do gênero. Contudo, o drama Trago Comigo, da paulista Tata Amaral – que ganhou mais uma semana de exibição no Libert Mall -, é diferente.

O projeto, reciclado de uma série desenvolvida pela cineasta na TV Cultura em 2009, mistura documentário e ficção para expurgar fantasmas do passado como forma de viver um presente com mais dignidade.

Isso acontece quando o diretor de teatro Telmo (Carlos Albert Riccelli), um ex-guerrilheiro que entrou para a luta armada por causa de um amor, resolve reviver seus tempos de militância montando peça com jovem grupo de atores. Relutante a princípio com a ideia da peça, aos poucos ele aceita o desafio e acaba esbarrando no drama do conflito de gerações.

Incrível, mas como uma história recente e traumática para o país pode ser ignorada pelos jovens. Daí o fato da narrativa do filme ser bem didática, quando se vê a confusão grotesca em cena de se confundir guerrilheiros com terroristas e não entender que um ato radical como roubar banco para financiar a luta armada, em plena ditadura militar, não é encarado como uma luta de resistência contra o sistema massacrante vigente, mas mero crime.

“Você não pode fazer esse papel, Miguel, está fora”, desanima o diretor, que sofreu na pele as dores da tortura. “Vocês são de uma geração sem ideologia”, lamenta.

Bastante interessante o trabalho de mise-en-scène da trama desenvolvido por Tata Amaral, em que os ensaios dos atores da peça se misturam com a encenação em si e os relatos reais das vítimas da ditadura militar.

* Este texto foi escrito ao som de: Ferro na Boneca (Novos Baianos – 1970)

Ferro na boneca

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s