Tudo Sobre Vincent (2016)

Vincent

Nessa comédia inusitada francesa sobre super-heróis, o diretor e ator Thomas Salvador vive um homem com poderes aquáticos…

Essa comédia inusitada sobre um super-herói bem diferente das águas não está no Festival Varilux, o que é uma pena, mas você ainda consegue ver o filme no Cine Brasília que essa semana exibe a fita nos três horários disponíveis no espaço.

Como o título revela, é a história de Vincent (Thomas Salvador, também o diretor da fita), um sujeito que é só cair na água e ganha poderes sobrenaturais. Isso é mostrado no filme sem o mesmo estardalhaço das produções hollywoodianas do gênero. Tímido e calado, Vincent nem faz esforço de mostrar que é o tal. Tudo o que quer na vida é, chegar o fim do dia cair na água, lavar o corpo e a alma do cansaço da vida.

Mas daí ele conhece Lucie (Vimala Pons) e na primeira oportunidade que tem, não por exibicionismo, mas por falta do que mostrar, exibe o que tem de diferente. O segredo de seu superpoderes é revelado quando tenta ajudar um amigo em apuros no trabalho e é perseguido pela polícia numa caçada implacável. O desfecho é exemplar.

Bem simples, mas totalmente original, Tudo Sobre Vincent inverte os valores sobre as vantagens e as desvantagens de ser um super-herói num mundo cada vez mais carente de seres extraordinários. No filme, a excepcionalidade do personagem não é usada para salvar a humanidade de uma ameaça do mal, mas por mero extinto de sobrevivência. Esqueça os efeitos especiais. Valorize as indagações que o silêncio do filme provoca.

* Este texto foi escrito ao som de: Earth, Wind & Fire (1971)

Earth Wind & Fire

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s