A Casa De Alice (2007)

A Casa de Alice 2

A manicure vivida por Carla Ribas nesse drama urbano paulista de Chico Teixeira está em busca de um novo rumo em sua vida

Uma pena eu ter levado 12 anos para ver esse drama enxuto e denso do cinema paulista. Estreia na direção de ficção de Chico Teixeira, A Casa de Alice é o que podemos chamar, no sentido mais nefasto do dito popular, a “casa da mãe Joana”. Ali, todos escondem segredos sujos e imorais debaixo de uma superfície aparentemente tranquila.

O realismo do cotidiano de uma São Paulo suburbana cospe na cara do espectador num gosto amargo de desconforto e surpresas desagradáveis. A Alice (Carla Ribas) do título é uma manicure 40rentona que já não importa com o marido (ZeCarlos Machado) infiel e os três filhos inúteis que fazem da avó Jacira (Berta Zemel), sua mãe, uma escrava do lar. Ela, que é dona do apartamento onde moram todos, lava, passa, faz comida e ainda leva desaforo na cara.

“Meu nome é Lucas vó, com ‘S’! Luca é nome de cachorro”, reclama o mais velho, um recruta com ambição na carreira militar que faz bico de michê.

Todos na casa, com exceção de dona Jacira – que vê e sabe de tudo, mas guarda os segredos pra si -, tem algo a esconder. O caçula da família (Felipe Massuia), por exemplo, sonha em passar a mão nos peitinhos da namorada, enquanto que o filho do meio sobrevive pequenos furtos, inclusive roubando a própria avó. O taxista Lindomar (ZeCarlos Machado), tem tara por ninfetas e escondido na carteira fotos nuas das amantes.

O roteiro também assinado pelo pernambucano Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubu), é enxuto e denso em sua decodificação que faz desse cotidiano massacrado pela mesquinharia urbana em todos os sentidos, ou seja, financeiro, humano e sentimental. Tal qual nas tramas de Nelson Rodrigues, nada é o que aparenta ser na casa de Alice. Nem mesmo as paredes.

* Este texto foi escrito ao som de: Nervos de Aço (Paulinho da Viola – 1973)

Nervos de Aço - Paulinho da VIola

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s