Ponto Zero (2015)

pontozero

Um filme que fala sobre a solidão dos jovens nesse mundo cada vez mais sufocado pelo excesso de informação e vazio nas relações…

Corre que ainda dá tempo de ver bem ali no cinema do CasaPark o drama gaúcho Ponto Zero (2015), uma surpresa com direção de João Pedro Goulart. É a história de Ênio (Sandro Aliprandini), um adolescente afogado, negligenciado na crise do casamento do pai e da mãe. Ele (Eucir de Souza) é um radialista frustrado com a carreira. Ela (Patricia Selonk), uma dona de casa servil que perdeu às rédeas da casa.

Um dia de chuva torrencial, o guri pega a chave da camionete do pai e some na selva de pedra que é Porto Alegre, com seus prédios cinza, sombrios e tristes. Ali ele se revela, se liberta numa jornada de autodescobertas que envolve um trágico acidente, morte, fuga e sexo. Tudo adornado com momento de surrealismos e silêncios desconfortantes em que a cidade aparece de ponta cabeça ou andando para trás.

“Existe a vida, a morte e existe a sorte”, ecoa a voz do pai na rádio.

Autoral, mas cheio de referências cinematográficas, claro, Ponto Zero apresenta um olhar diferente sobre a juventude que destoa dos filmes do Eixo Rio-São Paulo. O clima aqui é de pessimismo e desolação, focando na solidão dos jovens nesse mundo dominado pelo excesso de informação e falta de afeito.

Assisti ao filme ali no Libert Mall apreensivo, mas com a convicção de que vivemos num mundo cada vez mais doente. Um mundo que não está preparado para receber nossos jovens.

* Este texto foi escrito ao som de: Coleção Folha Raízes – Ataulfo Alves (2010)

Ataulfo Alves

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s