Os Bons Companheiros (1990)

Goodfellas 2

Joe Pesci, Ray Liotta e Roberto De Niro, três amigos mafiosos no poderoso thriller de Martin Scorsese sobre a evolução da máfia na América

Para alguns críticos, Os Bons Companheiros (1990) é um dos melhores filmes de Martin Scorsese, e eles têm razão. Mas exageram ao dizer que a produção baseada no livro Wiseguy, de Nicholas Pileggi, seja a maior fita sobre gângster já feita, até se lembrarem, claro, de O Poderoso Chefão (1972), de Francis Ford Coppola.

Opiniões à parte, o fato é que eis aqui uma grande obra do cinema realizada por um mestre da sétima arte. Na trama, a história de Henry Hill (Ray Liotta), um garoto meio irlandês e meio italiano que, assim como o cineasta, cresceu cercado de mafiosos na comunidade ítalo-americana do Brooklin.

“Pra mim, ser gângster era melhor do que ser presidente dos EUA”, diz o personagem logo na abertura do filme, convidando o espectador a percorrer um plano-sequência mágico que revela o submundo do crime no bairro na década de 50.

Daí para frente o que se vê é uma jornada pela busca do poder marcada por muita violência, ações criminosas e traições nas décadas de 60, 70 e 80 conduzidas por Hill e seus amigos Tommy (Joe Pesci) e James Conway (Robert De Niro), então uma lenda do contrabando. “Ele era o tipo de cara que torcia pelos ladrões no cinema”, exulta Hill.

Baseado em fatos reais, Bons Companheiros, como o título elucida, fala de relações de amizade fraternas ruídas pela ganância desenfreada. Com muita elegância e pleno domínio a narrativa, Martin Scorsese mostra a evolução da máfia na América de roubos e contrabandos para o tráfico de drogas. Tudo embalado ao som da melhor trilha sonora dos anos 50 a 70.

Impagável, o pequenino Joe Pesci vira um gigante na ela para abiscoitar, junto com a bela Loirrane Bracco, o Oscar de atores coadjuvantes.

* Este texto foi escrito ao som de Let it Bleed (The Rolling Stones – 1969)

Let it Bleed - Stones

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s