Lou Reed – Transformer (Parte 2)

Lou Reed e Nico

Poucos sabem, mas o líder do Velvet Underground, em sua fase hétero, andou dando umas bicotas na alemã Nico, para quem escreveu canções como “Femme Fatale”

Lançada no Brasil pela editora Aleph, a biografia de Victor Bockris sobre o roqueiro junkie Lou Reed, um dos nomes mais influentes do rock ‘n’ roll, traz algumas informações, senão inéditas, pelo menos surpreendentes para uma galera fã do Velvet Underground e da carreira solo do artista. Eis abaixo drops pinçados ao logo de 240 páginas e treze capítulos.

* Os eletrochoques – Vítima do estilo de vida conservador dos pais Sidney e Toby, Lewis é levado ao psiquiatra, pedindo que ele curasse os sentimentos homossexuais do filho. Resultado, várias sessões de tratamento de choque que marcariam a vida do artista nova-iorquino para sempre.  Ao fim de oitos semanas de tratamentos, tudo o que ele sabia dizer era: “Eu odeio psiquiatras. Eu odeio psiquiatras. Eu odeio psiquiatras.”

* Delmore Schwartz e Bob Dylan – Dois poetas do início dos anos 60 foram determinantes para a formação artística de Lou Reed. Um deles foi o beatnik Delmore Schwartz, uma das figuras mais carismáticas e atraentes do circuito de universidades de Nova York. O outro era o bardo folk Bob Dylan, quem ele imitava tocando gaita nos tempos de estudante na Syracuse University.

* The Ostrich – “O Avestruz”. Esse era o nome do primeiro sucesso escrito por Lou Reed, lançado pela banda fictícia, The Primitives. Dançante, a canção dizia de forma alegre ao personagem-dançarino que ele colocasse a cabeça no chão e deixasse seu parceiro pisar nela. A faixa teve uma vida curta.

* Lou Reed, sex symbol em NY – Danny Fields, um dos integrantes da Factory – empresa-estúdio de Andy Warhol -, diz em relato ao livro que em meados dos anos 60 todos estavam apaixonados por Lou Reed. “Todos estavam apaixonados por ele naquela época. Por volta de 1966, ele era o garoto mais sexy da cidade”, narra. “Ele era um dos maiores objetos sexuais para todo mundo em Nova York durante seus anos no Velvet Underground”, continua.

* I’ll Be Your Mirror e Femme Fatale Lou Reed e a vocalista do VU Nico tiveram um rápido flerte durante sua meteórica permanência no grupo, mas o suficiente para que ele escrevesse canções de amor psicológico como essas duas faixas. Há uma corrente que defende que Femme Fatale foi escrita para atriz e modelo Edie Sedgwick.

*Antonioni e o Velvet Underground – O diretor italiano Michelangelo Antonioni quisera filmar a banda para uma sequência de seu famoso filme, Blow-Up, Depois Daquele Beijo, mas mudou de ideia e optou pelos meninos do Yardbirds.

Brian Epstein e o Velvet Underground – No verão de 1967 uma cópia do primeiro álbum do Velvet Underground chegou às mãos de Brian Epstein, o famoso empresário dos Beatles. Após retornar de uma viagem do Acapulco, México, com seu namorado, ele comentou com Lou Reed acariciando seu braço, após um encontro furtivo: “Meu amante e eu passamos nossas férias inteiras ouvindo o seu disco”, disse. Antes do fim daquele ano Epstein morreria de uma overdose sem nunca ter feito nada pelo VU.

* Lou Reed x John Cale – Segundo um amigo próximo de Lou Reed, a relação do líder do Velvet com John Cale, seu principal colaborador entre 1967 e 1968 era meio que simbiótica. “Eles se amavam, mas também se odiavam”, comentou.

* Jim Morrison paparica o Velvet – No começo da carreira do Velvet, celebridades do showbiz gostava de paparicar a banda. Durante uma turnê na Costa Oeste, estrelas do cinema como o ator Ryan O’Neal e da música como o líder do The Mamas and The Papas, John Phillips, além de Cher eram vistos na plateia. Entre esse grupo, também um certo estudante de cinema da UCLA desconhecido chamado Jim Morrison.

* Este texto foi escrito ao som de: White Light/White Heat (The Velvet Underground – 1968)

White Light 2

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s