De Amor e Trevas (2016)

De amor e trevas

Nascida em Israel, mas desde criança vivendo na América, Natalie Portman mostra que, além de boa atriz tem carreira promissora como cineasta…

De Amor e Trevas é a estreia de Natalie Portman como diretora e a atriz consagrada de filmes como, “Cisne Negro” (2010) – pelo qual ganhou um Oscar -, optou por filmar história que tivesse a ver com suas origens. Daí a adaptação do livro homônimo do escritor judeu, Amos Oz. A trama tem como pano de fundo a formação do estado de Israel, logo após a 2ª Guerra, e conta a relação conturbada entre mãe e filho.

Ela é Fania (Natalie Portman), uma polonesa que fugiu dos horrores do nazismo e agora tenta uma vida nova numa terra que ainda não é terra, à sombra de um casamento frio e distante. Ele é o pequeno, Amos (Amir Tessler), um filho dedicado que ameniza o sofrimento da mãe se fazendo de ótimo ouvinte e apreendendo a beleza das palavras.

“É melhor ser sensível do que ser honesto”, ensina ela, quando ele lhe pergunta se está autorizado a mentir. “Mais do que tudo amo sua inocência”, diz ela.

Nascida em Israel, mas desde pequena vivendo na América, Natalie Portman se mostrou cautelosa em sua primeira direção. Também ousada, ao optar por rodar o filme todo em hebraico, o que conferiu autenticidade à trama norteada por fotografia sombria.

Sem se deixar levar pelo forte apelo melodramático do tema, construiu uma narrativa sóbria que prima pela pegada contida. Menos é sempre mais no cinema de modo que, embora o drama do conflito entre judeus e palestinos seja quase onipresente na tela, a atriz-diretora se apega aos pequenos dramas dos personagens.

Como diretora Natalie Portman ainda é um diamante bruto que precisa muito ser lapidado, mas nada mal como primeira experiência atrás das câmeras, começou sua nova carreira com o pé direito.

* Este texto foi escrito ao som de: The Velvet Underground (1969)

Velvet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s