Memórias Secretas (2015)

Memórias Secretas

Martin Landau e Christopher Plummer são dois amigos de asilo que vivem o drama e os traumas de quem esteve num campo de concentração

Quando se pensava que o tema da 2ª Guerra Mundial já estava esgotado, eis que nos deparamos com o surpreendente, Memórias Secretas, do cineasta de origem armênia, nascido no Egito, mas radicado no Canadá, Atom Egoyan. Uma das estreias da semana na cidade, o filme é um drama de suspense com pitadas de humor negro sobre os traumas do holocausto.

Confinados num asilo, os amigos nonagenários, Zev (Christopher Plummer) e Max (Martin Landau), estiveram juntos no campo de concentração de Auschwitz quando Hitler descarregou sua fúria em cima dos judeus. Agora eles tramam vingança contra o algoz que matou as famílias de ambos, mas uma reviravolta na trama irá pegar todos de surpresas. Não apenas o espectador, mas também os personagens sem cena.

Escrito pelo estreante, Benjamim August, Memórias Secretas traz à tona temas como o sentimento de culpa e vergonha pelos crimes de guerra nazista a partir da premissa da velhice. Preso a uma cadeira de roda, Max designa o amigo a cumprir promessa de vingança após morte da esposa. Só tem um problema. Refém da memória, Zeg às vezes caminha desnorteado sem saber direito quem é o que tem que fazer. Uma carta a tiracolo é um lembrete eterno.

“Às vezes eu esqueço as coisas”, diz ele, com velado sentimento de humilhação.

Não tem como deixar de dizer que as atuações da dupla, Christopher Plummer e Martin Landau, estão supimpas, com predominância do primeiro. Embora algumas sequências pecam pela inverossimilhança das situações, um tanto quanto fake em sua condução, o filme como um todo surpreende pela habilidade em segurar a atenção do público até os minutos finais.

* Este texto foi escrito ao som de: The Velvet Underground (1969)

Velvet

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s