O Corpo (1991)

O Corpo 2.png

Nessa filme baseado em conto de Clarice Lispector, Xavier (Antônio Fagundes) não se contenta apenas com duas mulheres na cama…

Acho que ainda dá tempo de ver esse filme obscuro do cinema nacional no Canal Brasil se você correr. A trama é baseada no conto, A Via-Crúcis do Corpo, de Clarice Lispector, adaptada para as telas por um dos grandes admiradores da escritora, o cineasta José Antônio Garcia (1955 – 2005). O corpo do título ganha duplo sentido no enredo tendo em vista a natureza lasciva dos personagens e o desfecho macabro que um deles terá na história.

Xavier (Antônio Fagundes) é o proprietário de uma farmácia que tem o orgulho de ter em casa duas esposas vividas por Marieta Severo e Cláudia Gimenez. Quando um dos vizinhos questiona esse romance a la Dona Flor e os Seus Dois Maridos às vessas, ele nem se abala. “Enquanto os outros fazem às escondidas, eu faço às claras”, diz, debochando da hipocrisia humana.

Mas duas na cama não são o bastante e logo ele irá arrumar uma amante pelas ruas de São Paulo, a bela dançarina da noite Monique (Carla Camurati). Pronto, está armada a confusão no ceio desse lar outrora feliz, agora incendiado pela chama do ciúme e da traição. Magoadas, elas vão unir forças para se vingar, mas o castigo passa da conta.

Como boa parte dos filmes realizados pelos cineastas paulistas em meados da década de 80 e 90, O Corpo traz um velado exercício de metalinguagem não apenas por conta da referência ao clássico O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci, mas pelo clima de cinema noir pelas ruas de Sampa.

Amiga do diretor, Carla Camurati não apenas atua em cena como a musa da trama, mas também colaborou no roteiro do filme que traz atuação impagável de Antônio Fagundes, bastante caricato com seu bigodinho de latin lover. “Essa noite nós vamos perder todos os sentidos”, diz animado, depois de se excitar com o ménage à tróis entre Marlon Brando, Maria Schneider e uma barra de manteiga.

* Este texto foi escrito ao som de: 1999 (Prince – 1982)

Prince 1999

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s