Canções têm cheiro e sabor

Music saves soul

Canções salvam almas, é uma experiência sensorial formidável e narcotizante…

Tudo começou com o vídeo de um garotinho autista surtando junto com o pai num show do Coldplay. Esse é o poder mágico da música, meu chapa. Ela faz você surtar, vê sua própria alma. Quando vi a imagem tentei me controlar, mas não contive e deixei as lágrimas rolarem. Típico e por um motivo muito simples. Canções salvam almas, é uma experiência sensorial formidável.

Bem, a gente nunca sabe como será nossa vida daqui pra frente, se vamos conseguir prevê coisas ruins ou boas, por isso sempre é bom ter por perto uma canção afetiva que possa nos blindar contra as agruras da vida e até mesmo nos salvar.

Outro dia eu estava angustiado, com saudade daquela garota com sorriso mágico que sempre é os quilômetros distantes de mim e me senti perto dela ouvindo um disco inteiro do George Harrison. Era como se ela estivesse lá o tempo todo dentro de mim, como se fosse uma sensação narcotizante deliciosa dançando no meu peito.

Quando eu fazia o segundo grau, todas as manhãs, antes de ir para escola, eu colocava para ouvir apenas a introdução de I’ve got a feeling, dos Beatles, e já era o suficiente para eu me sentir animado para seguir em frente. Era como se aqueles minutos iniciais de uma canção B-Side do fab four, me dessem força para enfrentar a chatice da vida escolar.

Bom, foi Marcel Proust quem imortalizou na literatura os desvarios da memória, ou seja, as impressões e sensações que nossas recordações, boas ou ruins, podem nos trazer a partir de uma simples mordida numa Madeleine. Desde este instante, nada me tira da cabeça de que as canções têm cheiro e sabor…

* Este foi escrito ao som de: One Man Guy/Rain/Can You Please Crawl Out Your Window? (Nick Hornby – 2003)

31 canções

Deixe um comentário

