Faroeste (2014)

Faroeste

Filme de diretor estreante, Abelardo de Carvalho, resgata figura mítica de bandoleiro do sertão de Minas Gerais

O clima de bangue-bangue relatado aqui não tem nada a ver com o que aconteceu ontem (17) no Congresso Nacional, onde bandoleiros imorais trocaram tiros de hipocrisia contra a sociedade brasileira. Mas sobre um personagem mítico do sertão mineiro. Ele foi Luís Garcia, o terror da cercania onde morava lá pelos idos dos anos 20, transformado recentemente em personagem de cinema no longa Faroeste, estreia do escritor Abelardo de Carvalho no cinema.

O filme, baseado no próprio livro de Abelardo, Bestiário, ressuscita figura folclórica da região que, reza a lenda, saqueava cemitério cigano em busca de ouro, foi deus e diabo numa relação promíscua com a Igreja e vítima de emboscada ao se envolver com a mulher de um poderoso local, morrendo em pé, enroscado numa árvore, tal qual São Sebastião.

A influência dos faroestes hollywoodianos e, sobretudo, do mestre Sergio Leoni e os seus colegas do spaghetti italiano é inegável. Está caracterizado tanto no figurino soturno do endiabrado Luís Garcia (Wladimir Winter), com suas botas longas com esporas reluzentes e sobretudo negro, passando pelos planos sequências suntuosos cheios de estilos e beleza visual.

Uma pena que a história, contada pelo ponto de vista de um sobrevivente da cilada, agonizando em cima de uma cama, traga narrativa fraca, recheada de diálogos pobres. Contudo, nada mal para um filme de estreante.

* Este texto foi escrito ao som de: The Concert For Bangladesh (George Harrison – 1971)

Bangladesh

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s