Ave, César! (2016)

Ave César

George Clooney está impagável de saiote romano em sua quarta parceria com os irmãos Etahn e Joel Coen, aqui satirizando os anos dourados de Hollywood

O roteiro de Ave, César!, o novo filme dos irmãos Ethan e Joel Coen, estava engavetado há pelo menos 15 anos. Sátira aos anos dourados de Hollywood, narra um dia infernal na vida do poderoso produtor Eddie Mannix (Josh Brolin), quando um astro do estúdio (George Clooney), é sequestrado por roteiristas comunistas no meio da gravação de um épico bíblico, o mesmo que dá título à trama.

Inteligente é divertido, o longa traz referências a clássicos e ícones do cinema norte-americano como “Ben-Hur”, passando pela dupla Gene Kelly e Fred Astaire, até chegar a musa dos musicais aquáticos, Ester Williams. Aliás, a sequência do sapateado interpretada por Channing Tatum e o balé na piscina protagonizada por Scarlett Johansson são deslumbrantes, para dizer o mínimo.

Com o conhecido humor sofisticado e ferino da dupla de roteiristas e diretores, o público se vê aqui diante de um exercício de metalinguagem hilário que ironiza os anos de Guerra Fria, em tempos de paranoia política e a promiscuidades dos astros nos bastidores das gravações. Depois de passar um dia nas mãos dos perigosos “reds”, Baird Whitlock (Clooney) volta contaminado de ideias socialistas, falando sobre igualdade salarial, luta de classes e direito de greve.

Não é o discurso que Eddie Mannix quer ouvir, e para cair na real, leva uns tabefes do chefe que o ordenar ir para o set de filmagens finalizar o filme. “Baird, seja uma estrela!”, ordena ele.

Despretensioso, mas igualmente instigante, sobretudo para os fãs da era de ouro de Hollywood, Ave, César! É uma divertida brincadeira com uma coisa séria que é esse negócio de fazer cinema. Algo que poucas sabem fazer bem, entre eles os formidáveis irmãos Coen.

* Este texto foi escrito ao som de: As Quatro Estações (Legião Urbana – 1989)

Quatro estações - Legião Urbana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s