Missa de Domingo

Dom Bosco 2

Sabe o que eu gosto das igrejas? O silêncio, a luz translúcida atravessando os vitrais, o vazio eloquente da alma…

E lá estava eu, levando minhas sobrinhas à missa de domingo. Que tédio!! Mas o que a gente não faz para agradar uma avó carola? O que fazer se as gurias só rezam se eu rezar com elas… De modo que vale o sacrifício, vale o teatro. Mas céus, como missa é chato. Dá tanto tédio que a gente acaba fazendo besteira.

Não sei se já falei aqui, mas já fui coroinha e, houve um tempo, que acreditei que um dia eu iria para o céu e viveria cercado de querubins e nuvens celestiais. Com o tempo, graças aos livros, ao conhecimento, fui perdendo a crença em deus (que deus?), duvidando do que o padre falava, enfim, da fé das pessoas que vão à igreja.

Não gosto de igrejas cheias. Há muito mentira ali, hipocrisia também. As pessoas só vão à igreja para pecar. Ali não tem deus. Nelson Rodrigues é que estava certo: “Deus só frequenta as igrejas vazias”.

Na missa das 17h, a igreja nunca fica muito cheia. Na missa das 19h minha mãe diz que só dá madame. É um desfile de perfumes, joias e vaidade. E onde fica a fé nisso tudo? Se rezar é um momento de reflexão, de olhar para si mesmo, porque essa exposição fútil e barata?

Quer saber? A Igreja é um conceito abstrato, complexo… Ela existe dentro de nós…

Sabe o que eu gosto nas igrejas? O silêncio, a luz translúcida atravessando os vitrais, o vazio eloquente da alma… Igreja é estar consigo mesmo…

* Este texto foi escrito ao som de: Living in the Material World (George Harrison – 1973)

Living in the material world

Deixe um comentário

