A Dama dos Vitrais – Marianne Peretti

Marianne_Perretti_Catedral_Brasilia_DF_14_7_09_Foto_Luiz_Neto (35).jpg

Um dos trabalhos mais importante da artista nascida na França, mas radicada no Brasil desde os anos 50, pode ser apreciado na Catedral Metropolitana de Brasília. (Foto: Luiz Neto)

A dama dos vitrais está de volta à Brasília. Aos 88 anos, a artista plástica que adornou os principais prédios da capital com uma mistura ousada de simplicidade translúcida e beleza visual, se reencontra com a cidade que projetou seu talento a partir da exposição, “A Arte Monumental de Marianne Peretti”.

A mostra, aberta à visitação, de terça à sexta-feira, das 9h às 18h30, no Museu Nacional da República, é a primeira exposição com obras da artista nascida na França em 1927. Filha de mãe francesa e pai pernambucano, desde os anos 50, ela é radicada no Brasil.

A obra mais importante da artista são os míticos vitrais da Catedral, concebido a partir de interpretações bíblicas. Foram dois meses de trabalhos árduos, fazendo desenhos à mão em enormes folhas de papel vegetal, dispostos no chão do Ginásio Nilson Nelson. Mas o talento de Marianne Peretti se espalha ainda pelo Congresso Nacional, Palácio do Jaburu, Teatro Nacional, Panteão da Pátria, fachada superior do STJ e Memorial JK. Todos, atestando o equilíbrio sutil e elegante entre a arte e arquitetura.

Quem a trouxe para Brasília foi Oscar Niemeyer, depois de conhecer seu trabalho em um vitral feito para arquiteta Janete Costa. O primeiro encontro aconteceu nos anos 70, no Rio de Janeiro, dando início a uma parceria que marcaria o desenho dos prédios de Brasília.

A técnica que ela começou a experimentar na década de 60 é uma inovação no mundo dos vitrais. As sobreposições de vidros, sempre placas monocromáticas, fizeram das obras de Marianne Peretti criações excepcionais reconhecidas internacionalmente. Seu nome está ao lado de grandes vitralistas do século 20 como Henri Matisse e Marc Changall.

* Este texto foi escrito ao som de: Pills ‘N’ Thrills and Bellyaches (Happy Monday – 1990)

Happy Mondays

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s