Chatô – O Rei do Brasil

Chatô.jpg

Marco Ricca está impagável no papel-título. Filme envolvido em polêmica é um esmero de produção com sua proposta escrachada…

Com tanto bandido correndo solto por aí e o pessoal foi pegar logo no pé do Guilherme Fontes? O que prova que esse país é uma esculhambação geral mesmo ou, nas palavras do filósofo Nelson Rodrigues, um feriado. O que é uma pena já que, “Chatô – O Rei do Brasil”, o polêmico filme que ficou na berlinda durante anos é um espetáculo de produção. Há muito tempo que não se via no cinema nacional uma história tão bem filmada assim.

Mas daí temos outro problema que é o fato de muitos não terem entendido a proposta narrativa do longa, que vai da chanchada escrachada ao tropicalismo debochado. Ou seja, o filme é uma grande piada narrativa, fazendo da trajetória de um dos homens mais influentes do país uma caricatura. E Assis Chateaubriand, com seu império formado por uma cadeia de jornais, rádios e televisão, não passava disso, enfim, uma caricatura.

“Arte é poder e ter poder significa ter prestígio”, era uma de suas frases do magnata das comunicações imortalizada no filme pela formidável atuação de Marco Ricca. A direção de arte e figuro da megaprodução que contou com apoio de Francis Ford Coppola estão deslumbrantes.

Ao terminar de assistir ao filme baseado no best seller homônimo de Fernando Morais, a impressão que se tem é a de que o país não mudou muito, não. Ou melhor, piorou.

* Este texto foi escrito ao som de: Oswaldo Montenegro (1980)

Oswaldo Montenegro

Anúncios

Um comentário sobre “Chatô – O Rei do Brasil

  1. Perfeita a sua análise, Lúcio Flávio! Chatô é um dos casos que ilustra de forma eloquente a hipocrisia que tomou conta de alguns processos no Brasil. No nosso caso, o cinema, hoje dá-se mais valor a planilhas contábeis e notas fiscais do que ao que está imortalizado (ou não) na tela. Chatô é o exemplo definitivo dessa tragédia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s