A Festa Nunca Termina (2002)

Steve Coogar.jpg

O ator britânico Steve Coogar na pele do empresário musical de Manchester, Tony Wilson, um dos mentores do movimento pós-punk

A Festa Nunca Termina é a história de Tony Wilson, o empresário da música britânica que foi um dos mentores do movimento pós-punk, lançando bandas importantes do cenário musical da década de 80 como o Joy Division, o New Order e o Happy Mondays, todas de Manchester.

Se você leu a biografia maneira do baixista do Joy Division, Peter Hook – escrita por ele mesmo – joia, porque esse filme descolado, dirigido por Michael Winterbottom, é uma extensão do que foram aqueles loucos anos de música, drogas e festas badaladas na casa de show Hacienda no ápice da efervescência cultural de uma das cidades inglesas mais importantes. Não por menos que a imprensa cultural da época a apelidou de Madchester.

No papel do jornalista, o ótimo Steve Coogan, bem à vontade em cena, brincando com o espectador com suas intervenções metalinguísticas. Em algum momento da fita, ele ironiza dizendo para o espectador que não é elemento mais importante do filme, mas sim, a música, que transborda do começo ao fim. Vai do surgimento meteórico do Sex Pistols, passando pela ascensão e decadência do Happy Mondays. foi os anos de apogeu da cidade britânica.

A pegada docudrama impressa pelo diretor Winterbottom, juntamente com as aparições reais dos personagens, entre eles o próprio Tony Wilson, deu um caráter pop urgente ao projeto. No mínimo divertido e, para quem é fã de música, educativo.

* Este texto foi escrito ao som de: Unknown Pleasures (Joy Division – 1979)

Unknown Pleasures

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s