Estorvo (2000)

Estorvo

O diretor Ruy Guerra (dir.) e o ator cubano Jorge Perugorría, nos bastidores do filme baseado em obra de Chico Buarque

Estorvo é quando você atrapalha alguma pessoa e é como ando me sentido ultimamente. E daí alguém se julga no direito de te dizer o quanto você está errado só porque você está meio por baixo e triste. Típico. O mundo está cheio de gente te dizendo o que é certo ou errado fazer. “Este sou eu, dá pra notar que eu tenho que dar um jeito na minha vida”. Por que será que me identifico muito com essa frase da animação Ratatouille?

 Estorvo também é o nome de um livro do Chico Buarque adaptado para o cinema pelo diretor moçambicano Ruy Guerra. Bom, não li esse romance do Chico Buarque, mas vi o filme do Ruy Guerra outro dia no Canal Brasil e, assim como eu, o personagem da trama parece que é um estorvo na vida das pessoas que cruzam o seu caminho.

O clima soturno da narrativa narra o tempo inteiro pelo cineasta lembra o noir godardiano, Alphaville (1965). E assim como no clássico francês, há um personagem que vive em fuga o tempo todo vivido pelo cubano Jorge Perugorría. E o que torna o filme mais perturbador ainda é que, do começo ao fim, não sabemos do quê e nem o porquê, embora alguns rastros, indícios surgem aqui e ali. Será por causa da irmã rica e esnobe (Bianca Byngton)? Ou talvez os familiares bizarros que vivem numa chácara? Tem ainda um grupo de amigos que parece mais ter saído de um circo dos horrores.

Às vezes, a impressão que o diretor quis passar era essa mesmo, ou seja, de que o filme é uma grande fuga. Em se tratando do genial e enigmático Ruy Guerra, talvez seja só isso mesmo. E a intimidade entre o cineasta e o grande nome da música brasileira lhe permite que ele, parceiro de composições e até de texto teatral no passado, ouse numa interpretação pessoal e livre da obra original.

* Este texto foi escrito ao som de: Construção (Chico Buarque – 1970)

Construção - Chico Buarque.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s