O vinho perfeito (2013)

Ele era um bancário medíocre que passou a ser um expert na bebida de Baco...

Ele era um bancário medíocre que passou a ser um expert na bebida de Baco…

O clichê aqui é usado quase como um crime, mas vamos lá, se até o Eduardo Cunha segue impunimente por aí… Em cartaz no Libert Mall, O vinho perfeito (2013) é um filme para quem gosta de vinhos e de suspenses, embora a fita de Ferdinando Vicentini Organi não seja nem uma coisa, nem outra. Nem mesmo um crime perfeito, como o trocadilho do título sugere tem. Aliás, até agora não sei sobre o que é a trama, só sei que fui ver o longa-metragem outro dia por conta do bonitão francês Lambert Wilson.

Um bancário medíocre que leva vida banal ao lado da esposa Adele (Giovanna Mezzogiorno), Giovanni (Vincenzo Amato) passa a adquirir dons quase mágicos ao conhecer um misterioso professor (Lambert Wilson). De uma hora para outra ele vira gerente da agência em que trabalha e um expert na bebida de Baco.  A ponto de escrever sobre e participar dos badalados eventos do gênero. Até o dia em que misteriosa e charmosa mulher cruza em seu caminho, fazendo com que seja suspeito de um crime bárbaro.

Mas será que foi ele mesmo quem matou a mulher? Ou tudo não passa de uma alucinação do espectador ou do roteiro confuso? Isso é o que quer saber o investigador da trama e nós que pagamos o ingresso. E O vinho perfeito vale o ingresso? Não.

Apesar da pinta de filme charmoso europeu na linha de qualquer coisa tipo, sei lá, A grande beleza (2013), de Paolo Sorrentino, ou um daqueles registros com Alain Delon dos anos 60, O vinho perfeito se passa por projeto sofisticado do ponto de vista narrativo, cheio de pegadinhas, para ser, nada mais do que uma produção pseudo em tudo. Nem com vontade de tomar vinho eu fiquei. Nenhum problema, porque também não tinha dinheiro. Há…

* Este texto foi escrito ao som de: Chasing yesterday (Noel Gallagher’S High Flying Birds – 2011)

Chasing yesterday

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s