A pele de Vênus (2013)

O cineasta Roman Polanski dirigindo a mulher e o seu alter ego...

O cineasta Roman Polanski dirigindo a bela esposa e o seu alter ego em cena…

Impressionante como os cineastas veteranos têm nos surpreendidos com seus novos trabalhos. É o caso de O homem racional, de Woody Allen, e agora esse perturbador A pele de Vênus, do mestre Roman Polanski. É o tal clichê. Quanto mais velho o vinho… Rodado com o mínimo de recursos, o filme traz a história da tensa relação entre um diretor de teatro e atriz aspirante ao papel de peça que dá nome ao filme.

Depois de um dia exaustivo em busca frustrada da heroína de seu texto, Thomas (Matthieu Amalric) resolve ir embora, mas tem a partida interrompida com a chegada de Vanda (Emmanuelle Seigner, a charmosa mulher do diretor). Faz um dia frio e chuvoso lá fora e ela passou maus bocados até chegar ali para fazer o teste. “Esse papel é meu”, diz convicta.

E é mesmo porque quando essa sensual e enigmática figura começa a ler o texto, conquista, imediatamente a atenção de Thomas, que parece ter achado a dama certa para sua trama. Tem início aí um intrigado jogo de desejo e poder em que a ficção da peça da montagem A pele de Vênus se confunde com a realidade dos atores em cena. O que real e o que é imaginário? Quem é o diretor e quem é a atriz? Preste atenção nos mínimos detalhes, como as cenas do divã, em especial aquela da bota e do zíper. Gosto das referências renascentistas. E falo de mestres como Botticelli, Ticiano, Rubens, Rafael…

Baseado em peça do americano David Ives adaptada no polêmico romance do escritor austríaco, Leopold Sacher-Masoch (1836 – 1895) – autor que inspirou o termo masoquismo -, o filme é uma experimentação enxuta e cheia de signos sensuais e claustrofóbicos que sempre marcou o cinema do mestre Roman Polanski.

* Este texto foi escrito ao som de: L. A. Woman (The Doors – 1971)

L A Woman

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s