A família Dionti (2015)

Diretor Alan Minas mistura ingenuidade reflexiva com realismo mágico...

Diretor Alan Minas mistura ingenuidade reflexiva com realismo mágico…

O cinema mineiro se divide entre produções experimentais que dialogam com o sentido de invenção da narrativa e aquelas que apostam num lirismo ingênuo reflexivo. Destaque do primeiro dia da mostra competitiva do Festival de Brasília, o drama A família Dionti, é um autêntico representante do segundo grupo. Dirigido por Alan Minas, conta a história de um pai e dois filhos que vivem no sertão mineiro apreendendo a lidar com a perda da mãe/esposa. Ela foi embora de casa, sem deixar sinal e a longa espera e o vazio deixado por ela constitui um desafio a todos. “Será que ela vai voltar?”, é uma pergunta pertinente que eles fazem sempre.

Um dia, na escola, uma nova aluna é apresentada à turma. Filha de artistas de circo que acaba de chegar à cidade, Sofia (Anna Luiza Paes Marques) vai mudar a vida de Kelton (Murilo Quirino), o caçula dos Dionti. Flertando com o realismo mágico, o filme aborda com simplicidade às vezes até inocente, questões como a busca pelo amor e a necessidade de estar aberto diante das novidades do mundo. E a forma como o mundo e as pessoas são apresentados pelos olhos cheios de fantasias e sonhos dessas duas crianças, às vezes é mágico.

Não sei se gostei do filme que tem uma fotografia belíssima e boas atuações, sobretudo do elenco infantil. Algumas pontas ficaram sem amarrar, como a presença do personagem de Genro Camilo, sempre um bom ator em cena, mas esse tom de fábula costurado pela narrativa até permitisse que algumas pontas ficassem sem amarrar. Não, sei, talvez tenha faltado um pouco de verdade cinematográfica ao projeto, mesmo que o diretor Alan Minas não tenha tido essa pretensão.

* Este texto foi escrito ao som de: Autobahn (Kraftwerk – 1974)

Autobahn

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s