Diário de uma camareira (2015)

Filme discute luta de classes a parti de premissa rousseauniana...

Filme francês discute luta de classes a partir de premissa rousseauniana…

O título evoca que a história é cheia de mistério e revelações. O que de fato tem na trama dirigida por Benoît Jacquot (Adeus, minha rainha – 2012) e protagonizada por Léa Seydoux (a cara da Scarlett Johansson), mas não vá com muita sede ao poço. Ambientada no século 19 e baseada em célebre texto de Octave Mirbeau, é a história de Célestine. Uma criada que já passou por várias casas, mas tem dificuldades, por ser insolente, em lidar com patroas burguesas sádicas. Daí a rotatividade incessante, o choque de classes. “Temos que ter a servidão no sangue”, lamenta.

Mas agora ela, que é um animal essencialmente urbano, foi contratada para cuidar de uma casa no campo e o choque de culturas é mentalidade é inevitável. Bela, cheia de si e com uma pequena dose de malicia imoral, ela desperta inveja das recalcadas e mal amadas senhoras do lar e desejos trepidantes dos carentes maridos. Ingredientes mais do que suficientes para despertar no espectador fantasias pecaminosas, como a cena do falo logo no início ou a outra do beijo de sangue horripilante, mas não vá esperando um rol de indecências.

Mais do que segredos da alcova, Diário de uma camareira, que tem uma narrativa folhetinesca, discute a moral humana a partir da premissa do sexo e de reflexão rousseauniana quando questiona a pureza da alma bucólica corrompida pelos grandes centros. Às vezes pode ser o contrário. “É fácil culpar Paris”, lamenta Celéstine, incomodada com o preconceito de suas raízes urbanas. “Judeus e católicos são todos iguais. Todos são nojentos”, debocha a criada, diante de comentários antissemitas.

* Este texto foi escrito ao som de: Dog man star (Suede – 1994)

Dog man star

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s