Gemma Bovary – A vida imita a arte (2014)

Filme francês mistura delicadeza, pão e amor numa receita saborosa de ver...

Filme francês mistura delicadeza, pão e amor numa receita saborosa de ver…

É o que eu sempre digo. Na dúvida, leia os clássicos. Você nunca vai errar, nunca vai perder. E Madamy Bovary, de Gustave Flaubert, é um dos livros essenciais da literatura que ainda não li e nem tenho em minha biblioteca mágica. O que é um equívoco ululante. De modo que esse título é o próximo que vou adquirir quando der um pulo bem ali, na Livraria Cultura.

Aqui, nesse filme de Pascal Bonitzer, a clássica história da heroína Emma Bovary norteia, do início ao fim, a narrativa sofisticada dessa comédia dramática e envolve o espectador de tal maneira, que saímos da sessão de cinema com vontade de comprar o livro que o inspirou.

Na trama, Martin Joubert (Fabrice Lucchini) é um pacato padeiro que se apaixona, platonicamente, pela Lolita inglesa (Gemma Arterton) que acaba de chegar à Normandia. O problema é que ela é casada e logo vai flertar com o vizinho galante (Niels Schneider) que, para seu desespero, só quer aproveitar da jovem. Esse enredo passional fica ainda mais dramático e ardente quando ele, inspirado no sobrenome da diva, cisma em criar paralelos entre a jovem recém-chegada e a personagem trágica do livro. O desfecho é surpreendente e inteligente.

Numa época em que o cinema francês tem apostado cada vez mais em comédias com artificial pegada hollywoodiana, Gemma Bovary é a salvação da lavoura, com sua sutil, elegante e cerebral mistura moderna de folhetim romântico e apreço culinário.

* Este texto foi escrito ao som de: Tudo novo de novo (Paulinho Moska – 2004)

Tudo novo de novo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s