Os reis do rock de Arena no Canal Bis

Documentário do Canal Bis elege U2 maior banda do

Documentário do Canal Bis elege U2 maior banda do “rock de Arena” de todos os tempos

Outro dia, vendo no Canal Bis a série, O nascimento do Rock, me deliciei com algumas informações sobre o Rock de Arena, que é um estilo de se apresentar que não se vê mais nos dias de hoje. Isso se levarmos em consideração performances de plástico de artistas como Lady Gaga, Kate Perry e similares.

Os Beatles meio que foram os pioneiros nessa categoria ao colocar no Shea Stadium, em Nova York, naquele ano de 1965, mais de 55 mil fãs histéricos, mas quem imortalizou o estilo foi o Led Zeppelin e sua mistura explosiva em cena de sensualidade e música, fazendo da música um importante veículo de mensagem e quem tivesse no palco, missionários.

Na sequência, veio o Queen, os meninos maquiados do Kiss e Bruce Springteen, ícone norte-americano do rock por excelência. Imagens de apresentações viscerais do artista, no começo da carreira, são um sundae. O Live Aid, concerto de rock organizado nos anos 80 com objetivo social, não foi esquecido. Assim como a inesquecível passagem de Freddy Mercury e sua banda pelo Brasil, em 1985.

O que despertou atenção para mim no documentário foi inclusão de bandas como The Police e Dire Straits. Emergidos no auge do punk, a banda de Sting e companhia demorou a fazer sucesso em meio à anarquia dos Sex Pistols e bandas punks de Manchester, mas quando estouraram, no final dos anos 70, com o hit Roxanne, ganharam o mundo, e o topo, claro, seria o mercado norte-americano, lotando estádios, um deles o mítico Shea Stadium.

Já o Dire Straits, com a guitarra minimalista de Mark Knopfler, seguiu a mesma trilha de grandes apresentações, ancorados pelo sucesso da irônica faixa, Money for nothing, escrita em parceria, veja você, com Sting. Na música, os dois astros do pop rock britânico fazem uma crítica ferrenha (sem trocadilho com o apelido do líder do The Police), com a futilidade dos programas de TV musicais como MTV. “O com o sucesso da canção Mark Knopfler entrou no mundo que ele satirizava”, nota um dos entrevistados.

O documentário termina, merecidamente, elegendo o U2 como a mais importante e derradeira banda a personificar o rock de Arena. Uma cena é emblemática, a de Bono, no começo da carreira, no Live Aid, arrancando uma das fãs do imenso mar de gente, para dividir o palco com ele. Com o sucesso do icônico, The Joshua Tree (1987), a banda irlandesa lotaria estádios nos quatro do planeta, profissionalizando o estilo, de forma bem original e inteligente, com a turnê do álbum futurista Achtung Baby, Zoo TV. “O U2 é a melhor banda de rock de Arena, isso não quer dizer que eles sejam a melhor banda de rock”, observa um crítico de música.

* Este texto foi escrito ao som de: Achtung Baby (U2 – 1992)

achtung-baby-cover-graphic-design-amp-visual

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s