Na próxima, acerto no coração (2014)

Guillaume Canet é um sujeito acima de qualquer suspeita...

Guillaume Canet é um sujeito acima de qualquer suspeita…

Parece perseguição do meu francês ruim que estou tentando aprender via duolingo, mas a única caçada de verdade aqui é a dos gendarmes (guarnição policial francesa especial) a um serial killer no thriller, Na próxima, acerto no coração, em cartaz no Libert Mall. Baseado em fatos reais acontecidos em 1978 e 1979, no interior da França, o filme de Cédric Anger destoa um pouco dos filmes do gênero.

Na trama, Franck (Guillaume Canet) é um gendarme encarregado de descobri esses crimes bárbaros que vem incomodando a corporação. No começo o assassino se contentava apenas atropelar suas vítimas com carros alugados, mas depois passa dizimar as meninas com tiros depois de oferecer carona. As sequências dos crimes são horripilantes. “Talvez ele tenha horror a elas”, ironiza um dos policiais, chamando atenção para a misoginia do criminoso.

E quando se percebe, aos poucos, a natureza perturbadora do assassino, mais do que os crimes em questão, o que está em jogo na narrativa de Na próxima… é a investigação da personalidade do vilão. É um gay que não aceita conviver com mulheres? Um psicopata anti-social sadomasoquista que quer higienizar o mundo das “perfídias femininas”? Ou só mais um demente à solta no bairro?

“Não gosto de maquiagem. São para prostitutas”, reclama o dedicado policial Franck, se comprometendo a ponto de ser suspeito dos crimes que investiga. O desfecho é previsível, mas o gostoso na trama é tensão de como e quando isso vai acontecer.

Fisicamente parecido com o ator e cineasta François Truffaut, o talentoso Guillaume Canet impressiona pela atuação contida e cheia de personalidade.

* Este texto foi escrito ao som de: Roberta Flack sings The Beatles (2012)

Flack_beatles

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s