Controle – A história de Ian Curtis (2007)

O ator Sam Riley interpreta o líder do Joy Division cinebiografia soturna...

O ator Sam Riley interpreta o líder do Joy Division cinebiografia soturna…

Ando bem ligado nas músicas do Joy Division e na fugaz e trágica vida de Ian Curtis, que se suicidou aos 23 anos, em maio de 1980, se enforcando. Controle – A história de Ian Curtis (2007), do holandês Anton Corbijin, é a tentativa de se contar essa história, ou seja, os últimos anos de vida do artista e sua banda que, com apenas dois discos gravados (Unknown pleasures e Closer), influenciou uma dezena de bandas importantes dos anos 80 e 90. Dos nacionais Legião Urbana e Ira!, ao U2 de Bono Vox, passando pelo R.E.M., The Jesus and Mary Chain, Radiohead, entre outras.

Fotógrafo que teve a chance de fazer registros do grupo antes do início do sucesso interrompido, Corbijin capta o clima soturno e melancólico da época com claustrofóbica fotografia cinza desespero. A referência vem tanto da nouvelle vague, quanto das letras perturbadoras de Ian, um artista atormentado pela epilepsia e a crise conjugal, advindo de um relacionamento precoce.

A narrativa tem tudo para transformar Ian Curtis em mais um mártir do rock, apostando em clichês fáceis de explorar, mas mesmo com toda essa tentação, o filme causa impacto. Muito pelas atuações pungentes de Sam Riley (Ian Curtis) e da irlandesa Samantha Morton (na pele da mulher do artista, Debbie), mas claro, sobretudo pelas canções sombrias e tristes escritas por Ian Curtis, um mestre em exorcizar os demônios que dançavam, sadicamente, dentro de uma alma atormentada. Uma alma fustigada que se deixou vencer na tenra idade.

* Este texto foi escrito ao som de: Movement (New Order – 1981)

New Order

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s