Unknown pleasures (4)

Ian Curtis se suicidou numa manha de domingo, depois de entorpecer com bastante uísque ouvindo

Ian Curtis se suicidou depois de entorpecer com bastante uísque ao som de “The idiot”

Ian Curtis, o vocalista e principal compositor da banda inglesa Joy Division, se suicidou no dia 18 de maio de 1980. Na biografia escrita pelo baixista Peter Hook, Unknown pleasures, ele conta que um dos motivos que o teriam levado a cometer tal vil era o fato dele sofrer de epilepsia. As recorrentes e violentas brigas com a mulher Debbie também. Sincero, sem papa na língua, o autor fala abertamente sobre o assunto. Abertamente e com certa culpa.

“A doença dele pairava sobre nós”, desabafa Peter Hook. “Mais do que qualquer outra coisa, Ian odiava ter ataques no palco, e eu podia entender o motivo”, continua.

No livro, Peter Hook explica também o sentimento de culpa dele por ter continuado em frente com o grupo, se colocando acima dos problemas pessoais e de saúde do amigo. Pior, revela que todos os integrantes da banda, além do empresário Rob Gretton, se esconderam atrás da mania do próprio Ian de esconder ou até ignorar a doença e seguirem em frente. Ao invés de descansar, o artista se viu cada vez mais incentivado pela ânsia de tentar vencer na carreira acima de qualquer preço.

“Somos bastante egoísta quando jovem”, lamenta. “Fomos em frente como se tudo estivesse bem e fingimos que Ian não estava doente, que não estava tendo que lidar com as responsabilidades da banda e não tinha sérios problemas sentimentais para lidar”, avalia.

Ian Curtis se suicidou na madrugada de domingo depois de entorpecer com uísque e ouvir o disco, The Idiot, de Iggy Pop no modo repeat. Antes, na tarde de sábado, assistiu ao filme alemão Stroszek, de Werner Herzog, misturando álcool com café. O corpo foi encontrado cerca de 11h da manhã ajoelhado ao chão da cozinha, com uma corda em torno do pescoço. A outra ponta estava amarrada ao varal de roupas da cozinha que ficava preso ao teto. Um vizinho cortou a corda.

* Este texto foi escrito ao som de: The Idiot (Iggy Pop – 1977)

Iggy Pop - The Idiot

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s