A senhora Israel Pinheiro e o general

Dona Coracy e o marido sobrevoando Brasília em meados dos anos 50

Dona Coracy e o marido sobrevoando Brasília em meados dos anos 50

Esposa de Israel Pinheiro – braço direito de JK e comandante soberano na construção de Brasília, à frente da Novacap -, Dona Corary Pinheiro contou histórias incríveis sobre o surgimento da nova capital e seus personagens ilustres e anônimos a quem quisesse ouvir. A primeira vez que colocou os pés no Planalto Central foi em 1957, acompanhando o marido. Ao deparar com o descampado e uma casinha de madeira no meio do nada como lar, o Catetinho, se desesperou. “Vou voltar”, pensou a carioca da gema que sempre teve uma vida de conforto.

Mas o desânimo e o pessimismo logo se dissiparam diante da confiança e entusiasmo do Dr. Israel Pinheiro e JK daquilo que eles chamavam de “espírito de Brasília”. Aliás, por Juscelino Kubitschek, o presidente Bossa Nova, nutria uma admiração sem igual, a ponto de nunca ter perdoado o marechal Castelo Branco de ter cassado os direitos políticos deste, em junho de 1964.

Raposa velha da política, o mineiro Tancredo Neves gostava de lembrar o dia em que Dona Coracy fez a queixa ao episódio da cassação de JK, diretamente ao então presidente Costa e Silva, sucessor de Castelo Branco e principal articulador, nos bastidores, da saída do fundador de Brasília. Foi durante um pacato café da manhã no Palácio das Mangabeiras, sede do governo de Minas Gerais. Hospede do governador Israel Pinheiro, ela nota que a ilustre visita está à mesa, em plena Alvorada, sozinho. Prestativa, ela corre para fazer-lhe companhia. Em dado momento não se contenta e fuzila:

– Tenho admiração pelo Marechal Castelo Branco, mas não lhe perdoo pela cassação do Juscelino.

Pego de surpresa pelo comentário, o general larga os talheres com os quais saboreava um fausto café da manhã e responde taxativamente:

– Pois, então, a senhora trate de perdoá-lo: quem cassou o Juscelino fui eu!

* Este texto foi escrito ao som de: October (U2 – 1981)

October - U2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s