Asas (1927)

Gary Cooper (dir.), em uma de suas primeiras aparições de destaque no cinema

Gary Cooper (dir.), em uma de suas primeiras aparições de destaque no cinema

E qual foi o primeiro filme a ganhar o Oscar? Essa nem eu me lembrava mais. Ou não sabia. Foi o drama de guerra Asas, uma produção de 1927 dirigido por William A. Wellman, de quem eu nunca tinha ouvido falado. Mas como um amigo me emprestou o DVD outro dia…

Bem, eu já tinha lido algo sobre a fita, mas nem me tocava de que seria um filme mudo, daí a primeira surpresa. Um dos clássicos do gênero, no elenco além da deliciosa e faceira, Clara Bow, pode-se ver bem no início da carreira o galã Gary Cooper, que tem uma engraçada participação de cinco minutos, se muito.

A trama, convencional e de um sentimentalismo boboca, bem ao estilo das produções da época, tem como pano de fundo a consolidação do avião como máquina de guerra a partir da história de dois jovens apaixonados por asas e garotas. Na verdade, a mesma garota, Mary Preston (Clara Bow), e a tensão sentimental e amorosa entre esse trio irá perdurar ao longo da narrativa sempre com americanos e alemães se digladiando pelos céus da Europa.

Aliás, as cenas de batalhas no ar eram de uma ousadia técnica singular para a época e até hoje causam impacto pelo espetáculo visual. E olha que estamos falando de peripécias feitas com câmeras nos anos 20. O mérito das acrobacias é toda do diretor William A. Wellman, que lutou na Legião Estrangeira no Norte da África como motorista de ambulância e depois aviador. Após um acidente teve que abandonar a carreira militar, se apresentando em acrobacias aéreas até chegar a Hollywood.

Por tudo isso, pode dizer que Asas é uma espécie assim, de avô de Top gun (1986).

* Este texto foi escrito ao som de: Essa mulher (Elis Regina – 1979)

Elis Regina - Essa Mulher

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s