Discoteca Básica (3) – The great escape (Blur)

O grupo na época em que quase foram maior do que o Oasis...

O grupo Damon Albarn na época em que quase foram maior do que o Oasis…

Ok, eu sei, o álbum do Blur que eu mais gosto é Parklife (1994), mas o que eu posso fazer se, no momento, The great escape (1995), o registro seguinte, não sai da minha Jukebox sentimental? Quando leio ou ouço esse disco me lembro dos meus tempos de MTV e da rivalidade acirrada entre os meninos de Manchester, Oasis, e a turma de Damon Albarn. A disputa foi colocada à prova em 27 de abril de 1994, quando os singles de Roll with it, do Oasis, e Country house, do Blur, foram lançados no mesmo dia. O primeiro do disco (What’s the story) Morning glory? e o segundo do já citado The great escape.

Saiu melhor o Blur com sua cínica reflexão sobre a vida cotidiana britânica daquele tempo. Seguindo os passos do The Kinks, o grupo londrino, após uma má fadada turnê pela América com o trabalho anterior, Leisure, resolveu mergulhar de cabeça em suas raízes e tradições, trazendo como resultado foi pérolas como Country house.

“Ele mora numa casa/Uma casa muito grande/No interior/Assistindo as tardes passarem/E a comida que ele come/No interior/Ele faz o que pode com as pílulas/E empilha contas de analistas/No interior/Ah, é como uma fazenda de animais/É o charme rural/No interior”, diz a maldosa letra.

Já dá para sentir o clima do disco com Stereotypes e seu som retro no estilo new romantic do Duran Duran e companhia. A singela e pessimista The Universal é desespero puro com sua letra soturna e enigmática e posso sentir ecos de The Who, da fase A quick one (1965), em Dan abnormal. A bateria de Globe alone é contagiante.

Bem, para quem fazia pouco caso do grupo, preferindo o estilo agressivo e direto do Oasis…

* Este texto foi escrito ao som de: The great escape (Blur – 1995)

Blur_thegreatescape

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s