Woody Allen: Um documentário (2012)

O diretor com sua velha máquina de escrever até hoje na ativa

O diretor com sua velha máquina de escrever com a qual escreveu seus textos e roteiros

Em cartaz no Libert Mall, Wood Allen: Um documentário não poderia ser o mais convencional dos filmes do gênero. Mas tem a seu favor detalhe irrevogável. Qual? Ora bolas, o próprio cineasta Woody Allen, aqui estrela de si mesmo e sem fazer muito esforço. O simples fato de aparecer em cena em inúmeras entrevistas em diversas fases de sua vida explicando, entre outras coisas, sobre sua origem, o início da carreira como comediante e na condição de um dos pioneiros do stand up na América, passando pela migração para o cinema e a consagração como artista em vários segmentos, já é um feito.

Isso para fãs empedernidos como eu. Sim, porque para aqueles que conhecem pouco o artista ou nutre certo desdém por ele a fita dirigida por Robert B. Weide funciona muito bem, é até didático, perfazendo um a um os filmes do diretor que impôs um estilo singular de contar histórias.

É divertido vê-lo, por exemplo, ainda um jovem imberbe, divertindo a plateia do Ed Sullivan com seus textos sarcasticamente brilhantes e divertidos. Ou ainda as aparições hilárias em Talk shows da hora se divertido com a deliciosa Claudia Cardinale e a experiente Ruth Gordon. “Quero saber como vamos fazer para dividi-las”, brinca.

Entre os entrevistados, as belas Scarlet Johansson, Penélope Cruz, claro, Diane Keaton, companheira de uma vida inteira, além do cineasta Martin Scorsese e produtores, atores e amigos com quem Wood Allen nutre uma amizade fraterna há décadas.

Entre as surpresas está o fato de que sua relação com Diane Keaton o ajudou a explorar seu lado feminino e escrever histórias contundentes como a de Hannah e suas irmãs (1986).

* Este texto foi escrito ao som de: Modern life is rubbish (Blur – 1993)

Modern life - Blur

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s