Independência ou morte (1972)

Tarcísio Meira na pele de Dom Pedro I. Não se faz mais atores como antigamente

Tarcísio Meira na pele de Dom Pedro I. Não se faz mais atores como antigamente…

Uma colega minha disse outro dia depois dever uma foto do filme O beijo no asfalto (1981), que não se faz mais atores como o Tarcísio Meira. Entendo e concordo com que ela disse em gênero, número e degrau. E talvez tenha sido esse um dos motivos mesmo por eu ter assistido ao filme Independência ou morte (1972), exibido no Canal Brasil. Sim, porque se tem uma coisa que eu não sou é ufanista, meu patriotismo é zero.

Pois bem, dirigido por Carlos Coimbra (quem?), o filme fez na época quase três milhões de espectadores. E parece que tem dedo dos militares na explicação desse sucesso todo porque, tirando o Tarcísio Meira – um pão, diga-se de passagem -, e a bela e suntuosa direção de arte, a fita não é lá essas coisas. Os milicos inclusive encheram a produção de prêmios.

Na trama, como historicamente é sabido, as peripécias, articulações e crises palacianas que levaram Dom Pedro I a romper com Portugal e lutar pela independência do Brasil. O tom da narrativa é épico, romântico e meio novelesco até, o que me incomodou bastante, mas me surpreendi com a abordagem do escândalo do affair do Imperador com a Marquesa de Santos, que tinha o privilégio, mesmo na condição da amante, frequentar a corte.

Uma surpresa agradável foi ver o ótimo ator Dionísio Azevedo na pele do vanguardista e sensível político José Bonifácio, um dos articuladores da independência do Brasil.

* Este texto foi escrito ao som de: Certa manhã acordei de sonhos intranquilos (Otto – 2009)

Otto - 2009

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s