Joy Division – Unknow pleasures

Biografia da banda cult escrita pelo baixista Peter Hook (dir.) chega ao Brasil

Biografia da banda cult escrita pelo baixista Peter Hook (dir.) chega ao Brasil

“Nossa primeira apresentação como Joy Division terminou em briga. Típico”. É assim que Peter Hook, o baixista do grupo começa a biografia Unknow pleasures, reeditada pela desconhecida editora Seoman. O livro que conta a história e curta trajetória de uma das cults bandas mais influentes do período punk chega ao Brasil com três anos de atraso. Mas ainda bem que chegou, antes tarde do que nunca.

O prefácio é do guitarrista do Ira! Edgar Scandurra, o que traz certa surpresa para mim, já que sempre associei a banda paulista a grupos mods como The Who e The Jam. No texto ele explica como Ian Curtis com seu jeito nervoso de apresentar em cima do palco influenciou uma galera, de Renato Russo a Arnaldo Antunes, do Titãs, trançando um paralelo com a raivosa cena de Manchester da época com a São Paulo do final dos anos 70 e início dos anos 80.

“As bandas têm histórias de origem muito parecidas. Geralmente são amigos de escolas, provenientes da classe trabalhadora, ou seja, garotos ‘inúteis’, com falta de opções de trabalho e diversão”, comenta irônico.

Bem, eu ainda estou nas primeiras páginas, na verdade nem cheguei à parte um do livro, mas só pelo estilo direto e irônico de Peter Hook já vi que vou me divertir pacas. “Em geral eu não incluo outras pessoas quando escrevo. Todo mundo se lembra das mesmas coisas de modo completamente diferente. As contradições nos confundem de verdade e estragam tudo, e fazem a gente questionar a si e o que aconteceu”, avisa o autor na introdução curta e grossa.

* Este texto foi escrito ao som de: Unknow pleasures (Joy Division – 1979)

Unknow pleasures

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s