Samba (2012)

Romance de Charlotte Gainsbourg e Omar Sy suaviza tema contundente

Romance de Charlotte Gainsbourg e Omar Sy suaviza tema contundente

Talvez uma das principais atrações do festival Varilux deste ano, a comédia dramática Samba até hoje tem levado bastante gente ao cinema. Na sessão que fui quase que não achei lugar. E tudo, imagino eu, graças ao charme inocente do grandalhão Omar Sy, aqui no papel-título que não faz nenhuma referência ao nosso contagiante ritmo musical. Mas apesar do bom humor da trama, o tema abordado é seríssimo, o drama dos imigrantes na excludente e preconceituosa França dos dias atuais.

Há dez anos morando no país, Samba até hoje não conseguiu os papéis certos que lhe permitiriam viver uma vida normal na terra de Charles De Gaulle. Até que um dia é detido e preso. Para sair da cadeia vai contar com a ajuda de uma agente da Imigração que é pura confusão vivida pela charmosa Charlotte Gainsbourg.

Repetindo o sucesso do edificante, Intocáveis, a dupla de diretores Eric Toledano e Oliveir Nakache parece ter como filosofia de vida rir da própria desgraça. Ou seja, abordar questões complicadas, tristes e incômodas sempre com bom humor e inteligência crítica. Daí o sucesso de Intocáveis e agora Samba, que é baseado num romance.

Embora o romance de Omar Sy e Charlotte Gainsbourg ajude a esquentar a temperatura entre os espectadores, é sua parceria com o divertido ator Tahar Rahim, aqui na pele de um imigrante brasileiro de mentira. Assista ao filme para entender o motivo. A cena dele dançando e fazendo strip-teaser para um mulherio no cio no alto de um andaime é impagável.

* Este texto foi escrito ao som de: Catch a fire (Bob Marley – 1973)

Bob Marley - Catch a fire!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s