Leonardo Da Vinci – A natureza da invenção

O inventor italiano foi um autêntico homem da renascença...

Genial inventor italiano foi, essencialmente, um autêntico homem da renascença…

Não há frase que defina melhor o talento de Leonardo Da Vinci para mim do que: “Essencialmente um homem da renascença”. E quer saber a razão? Ora bolas, então dê uma conferida na exposição Leonardo Da Vinci – A natureza da invenção, em cartaz até o dia 27 de setembro numa galeria subterrânea do Tribunal de Contas da União (TCU) que eu nem sabia que existia. Simplesmente é fantástico e é incrível como não paro de me surpreender com o cara que para mim foi um dos maiores gênios da humanidade.

A exposição chega a Brasília depois de passar por Berlim, Paris, São Paulo onde levou mais de 100 mil pessoas. São cerca de 40 peças e 10 exposições interativas vindas do Museo Nazionale dela Scienza e dela Tecnologia Leonardo da Vinci, em Milão, Itália, todas construídas de acordo com milhares de anotações e desenhos deixados pelo inventor. Sim, porque tudo o que vemos ali em perfeita forma e tamanhos diversos só foi idealizado pelo cara no papel já que na época não existia tecnologia suficiente para que ele colocasse em práticas suas engenhocas formidáveis. Estamos falando de século 15 e 16, auge da Renascença. De modo que fico pensando cá com os meus botões o que não faria um cara desses nos dias de hoje.

O ponto de partida para suas criações era sempre a natureza e os seus mistérios. “Nunca o home inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza”, deixou anotado em seus alfarrábios. Teares, máquinas de guerras, gruas e guindastes enormes, protótipos do que seria um avião, escafandro e até algo parecido com uma asa delta. Hoje tudo isso pode parecer comum no cotidiano do homem contemporâneo, mas na época não passava de suposições muito bem fundamentadas, estudadas e projetadas.

Caramba, Leonardo Da Vinci foi o inventor do desenho anatômico. Precisa dizer mais alguma coisa?

* Este texto foi escrito ao som de: Abbey road (The Beatles – 1969)

Abbey road

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s