Discoteca Básica – Rio (Duran Duran)

Estiloso, a banda de Simon Le Bon era a predileta da princesa Diana...

Estiloso, a banda de Simon Le Bon era a predileta da princesa Diana…

Nos últimos dias não para de tocar em minha jukebox sentimental o som da banda inglesa Duran Duran. Neguinho fica puto, mas comecei a prestar atenção no grupo de New romantic por causa do hit Ordinary world. Isso lá atrás, claro, nos meus tempos de adolescente. Mas o que eu posso fazer se na época do sucesso dessa música eu era ligadão na MTV?  Hoje a voz de Simon Le Bon tem sido um bálsamo de nostalgia para os meus ouvidos.

E gozado é que, apesar de Ordinary world, sempre subestimei o grupo, um reparo que faço agora graças ao meu amigo Zeca. E nesse novo contato com os meninos de Birminghan descobri coisas interessantes. Uma delas é que o nome do grupo é uma homenagem a vilão Durand Durand do clássico de ficção científica Barbarella, o filme de 1968 do Roger Vadim com Jane Fonda.

A outra e mais surpreendente é que a princesa Diana era fã incondicional dos caras. Formidável esse detalhe porque me veio logo à cabeça os blazers descolados com ombros salientes e o peteando jogado para trás que ela usava. Elegantes, estilosos, com figurinos lançando moda, eles também inovaram com clipes bem produzidos realizados para a MTV. Rio, álbum de 1982, é um dos melhores registros da banda, sintetizando em cores, sintetizadores, vocais maneiros e guitarras cortantes, o que havia de mais marcante no New romantic.

“Movendo-se na pista, baby, você é um pássaro do paraíso/Sorriso de sorvete de cereja, suponho que seja muito bom”, diz a letra da faixa-título. Mais anos 80, impossível.

* Este texto foi escrito ao som de: Rio (Duran Duran – 1982)

Duran Duran - Rio

Deixe um comentário

