Uma nova amiga (2015)

No filme o ator Romain Duris adora se vestir de mulher...

No filme o ator Romain Duris brinca com o fetiche de homens vestirem de mulher…

François Ozon é o que tem de melhor no atual cinema francês. Pelo menos em termos de ousadia temática, sempre confrontando o sistema e a hipocrisia vigente em cada um de nós com suas tramas bizarras e cheias de reflexões humanistas. E claro, como muito bom humor e estilo, que ele tem de sobra. Uma nova amiga (2014), que entrou em cartaz agora no Libert Mall, é mais uma novidade nesse sentido.

É a história de David (Romain Duris), um homem que gosta de se vestir de mulher e que assume esse lado freak depois da morte precoce de sua jovem esposa. Acontece que ele tem uma filha recém-nascida para criar e a melhor amiga de sua mulher (Anaïs Demoustier) o flagrou vestido de forma indecente. “Você é um pervertido”, diz chocada.

Acontece que no velório ela confessou que prometeu à amiga antes dela morrer que iria cuidar de sua afilhada e do pai dela e começa a sentir um misto de comiseração e curiosidade mórbida diante do caso. Então o que era visto como imoralidade vira brincadeira com Claire flanando pelas ruas da cidade com sua nova amiga que tem jeito de traveco, mas alma feminina. Nessa longa jornada noite adentro da alma de cada uma delas sentimentos reprimidos, os mais obscuros instintos são revelados com a fugacidade de um beijo furtivo.

“Acho que você ainda não está no ponto”, brinca, após um deslize do amigo/amiga.

Divertido e ao mesmo tempo seríssimo, Uma nova amiga tem um jeito bem autoral de mostra que somos todos iguais, apesar de nossas preferências sexuais e há uma luz no fim do túnel em meio a tanto preconceito e mentira. E Ozon, com sua sempre elegante preferência, mostra isso sem parecer piegas ou chato no sentido assim panfletário. O final é meio fake, mas o recado foi dado.

* Este texto foi escrito ao som de: Duran Duran (1980)

Duran Duran (1980

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s