Bracher – Pintura & Permanência

Carlos Bracher pintando uma tela de Vladimir Carvalho antes de cortar suas orelhas...

Carlos Bracher pintando uma tela de Vladimir Carvalho antes de cortar suas orelhas…

Há um “q” de agonia sombria nas obras do pintor mineiro Carlos Bernardo Bracher, destaque nas galerias do CCBB até o próximo dia 27 de julho com a exposição Bracher – Pintura & Permanência. Bem, eu se fosse você não deixaria de ver, sentir e absorver o talento desse artista, ainda dá tempo. Quem é Bracher? Ora bolas, para mim foi o cara que pintou uma tela enigmática do pioneiro Ernesto Silva, uma das figuras chaves do surgimento de Brasília. E só já basta isso para eu ter grande admiração por seu estilo.

Até então conhecia um ou dois trabalhos de sua safra e leituras parcas de sua trajetória. Sabia, por exemplo, de sua ligação afetiva com a cidade histórica mineira de Ouro Preto. Bracher fora aluno da mítica professora e artista plástica Fayer Ostrower, quem me ensinou na faculdade, por meio de seus textos e obras, o significado e importância da perspectiva numa obra de arte. E você quer mais?

Diante de suas telas no CCBB outro dia, enquanto esperava para ver a peça autobiográfica de Paulo Betti, me senti angustiando ao perceber influências do expressionismo alemão e Van Gogh em seus traços bem ali na minha frente em autorretratos, pinturas de outros artistas consagrados, como Chico Buarque de Hollanda e demais. “Bracher é um virtuoso e pinta com raro brilho”, atesta o curador Olívio Tavares de Araújo.

As referências do cinema de Murnau e Fritz Lang em suas pinceladas são fáceis de assimilar porque tem a ver com a exposição angustiante da alma do artista. Mas e Van Gogh? Sim, por que não quero nem pensar em ver um artista brasileiro de prestígio com a orelha cortada por aí.

Pelo menos deu tempo do pintor, desenhista e gravurista pintar uma tela do querido mestre do cinema de Brasília, Vladimir Carvalho.

* Este texto foi escrito ao som de: The Wedding Album (Duran Duran – 1993)

Duran Duran - The Wedding Album

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s