Os olhos amarelos dos crocodilos (2014)

As irmãs Jo e Iris, espécie de Caim e Abel da sociedade contemporânea...

As irmãs Jo e Iris, espécie de Caim e Abel da sociedade contemporânea…

Há muita perfídia no enredo do drama franco-espanhol Os olhos amarelos dos crocodilos (Les yeux jaunes des crocodiles, 2014), em cartaz no Libert Mall. Enredo folhetinesco que caberia em qualquer novela da Globo, diga-se de passagem. E isso não é veneno, gente. É a história de duas irmãs. Elas são o Abel e o Caim do cinema contemporâneo. Uma é retraída, insegura e não deu certo na vida. O marido lhe deu um golpe financeiro e foi embora, uma das filhas a esnoba e, apesar de trabalhar muito, ganha pouco. Já Iris (Emmanuelle Béart) é oposto. Exibida, segura de si, tem o casamento dos sonhos com o correto Philippe (Patrick Bruel), que parece estar incomodado com a mulher.

Mas Jo é pesquisadora especializada em Idade Média e tem ideia de escrever um romance sobre o tema. Mas lhe falta coragem e oportunidade para empreitada, ingredientes que sobram na irmã que lhe propõe selar uma parceria imoral. Ela entra com o marketing pessoal e Jo faz o trabalho duro. Este é tema central do filme que conta com ótimas subtramas, como o drama do ex-marido de Jo e as firulas extraconjugais do pai das duas irmãs que é a cara do Marlon Brando. Questões como a futilidade e fugacidade do sucesso e ambição e ganância são abordados com inteligência sentimental rara no cinema.

Espécie de conto moderno bíblico sobre a imoralidade humana, o filme pode até ter um estilo narrativo melodramático que lembra o de um novelão, mas é a força contundente do conteúdo que sobressai. As boas atuações também. Gosto do enigmático e metafórico título que remete a um dos personagens loser da fita. O cinema francês, que sempre se pautou pela pegada autoral, às vezes nos surpreende quando flerta com o pop, com o popular e piegas.

* Este texto foi escrito ao som de: Crocodiles (Echo & The Bunnymen – 1980)

Crocodiles

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s